sexta-feira, 18 de março de 2016

São Bento do Sapucaí


Eu já vinha há algum tempo pensando em montar um Workshop de Fotografia de Montanha perto de São Paulo, o que acabou sendo um bom pretexto para ir conhecer a região da Pedra do Baú. Fiz um contato com o Eliseu Frechou, da escola de escalada e refúgio Montanhismus, e combinamos uma estada lá.

A viagem foi puxada - 400km de Petrópolis até São Bento do Sapucaí. Chegamos no refúgio e tiramos o finalzinho da tarde para descansar. O tempo estava fechado.


O Eliseu me deu um mapa da região e umas boas dicas de locações para fotografar. Era torcer para o tempo ajudar... À noite fomos tomar umas cervejinhas na cidade e depois voltamos para dormir no refúgio.

Depois do nosso descanso acabou amanhecendo um dia bem bonito. Botamos a tralha no carro e partimos para as montanhas. A ideia era conhecer a trilha do Bauzinho de dia, para depois voltar e fotografar o pôr do sol.

O caminho até a trilha foi muito bonito. A região se chama Paiol Grande, e está aos pés das três montanhas mais conhecidas da região, o Bauzinho, a Pedra do Baú e a Ana Chata.


Subimos uma serrinha pra lá de inclinada e passamos também pela Cachoeira do Toldi.


E tome mais subida... muitos trechos em primeira marcha. Mas finalmente chegamos no topo e passamos por uma região bem arborizada e bonita até a entrada do Monumento Natural da Pedra do Baú. Mais um trechinho de estrada de terra e chegamos na entrada da trilha.

Gigi nem quis saber de mochila. Preferiu ir no chão, caminhando. Cada vez mais independente a baixinha...


A chegada no Bauzinho foi espetacular...


Fizemos um lanchinho e o tempo começou a fechar. Gigi já estava mais preguiçosa e preferiu voltar na mochila. A volta foi bem divertida...



Pegamos o carro e aproveitamos para conhecer mais as lindas estradinhas dessa parte alta da serra.


Depois do almoço ficamos lá no Refúgio. A ideia era voltar lá no Bauzinho para fotografar o pôr do sol, mas caiu um toró que adiou meus planos. Fizemos uma jantinha com vinho e fomos descansar.

No nosso terceiro dia em São Bento eu madruguei, peguei o jipinho e fui na direção oposta do Baú, subindo uma serrinha na fronteira com Minas Gerais. Consegui achar um ponto com vista aberta para as montanhas, montei a câmera no tripé e foi esperando o dia clarear. Era possível ver as luzes de São Bento do Sapucaí, mas as montanhas do Baú estavam encobertas.


A chuva da véspera tinha deixado o céu espetacular. A luz mudava rapidamente. Era preciso pensar rápido e clicar...




O sol nasceu e se escondeu nas nuvens. Nem parecia dia. A Pedra do Baú finalmente deu as caras...


O dia finalmente clareou e eu voltei pro refúgio, curtindo a beleza da estradinha que eu tinha subido à noite.


Mas era hora de acordar as "meninas". Nesse dia eu e a Gi comemoramos nosso aniversário de 12 anos juntos. Tomamos um café e fomos passear lá pros lados de Campos do Jordão, que fica ali pertinho, por trás da Pedra do Bau.

Pegamos de novo a nossa serrinha que passa pelo "ombro" do conjunto da Pedra do Bau e na parte alta eu ainda consegui fotografar um belo Gavião Carrapateiro (Milvago chimachima).


Depois passamos um dia gostoso em Campos do Jordão, com seus calçadões e jeitão de vilarejo europeu.




Na volta mais chuva... fiquei na torcida para chover e limpar, mas acabou ficando tudo nublado. Desencanei de fazer minha foto do pôr do sol no Bauzinho e fomos explorar mais um pouco as estradinhas da Mantiqueira. Lá pelas tantas vimos outro gavião. Parei o carro e entrei num bosque para tentar fotografar. Não consegui, mas aproveitei para arriscar uma foto com a câmera em movimento.


Já começava a escurecer e esse bosque era bem sinistro. A Gi dizia que lembrava o filme "A Bruxa de Blair". 

Voltamos para São Bento para fazer uma comprinha... pizza, vinho, queijos... A bonita Paróquia de São Bento estava aberta e nós fizemos uma visita.


Mas a Gigi queria era brincar. Encontramos uma ladeirinha perto da igreja e ela subia e descia correndo, fugindo da gente.



Nosso jantar de 12 anos foi simples e gostoso. O Eliseu Frechou nos deu uma cerveja "Bauzera" de presente e nós ainda tomamos um vinho. A Bauzera é uma cerveja artesanal bem gostosa e feita ali mesmo no Refúgio. 


Com cerveja, vinho, pizza e um friozinho gostoso nós dormimos fácil...

No dia seguinte arrumamos as malas e nos despedimos do Eliseu. Gigi fez questão de se despedir do Dingo, seu novo amiguinho. Hora de pegar a estrada de volta pra casa.




Quando passamos por Aparecida do Norte a Gigi pediu para ir de novo na "Casa da Mamãe do Céu". Veja aqui o relato dessa nossa visita recente ao Santuário de Aparecida do Norte.

Demos uma paradinha, a Gigi matou a saudade da "Mamãe do Céu", fizemos um lanchinho e depois pegamos a estrada pra casa.





34 comentários:

  1. ola,sou Larissa da professora Dayse,eu gostei muito do seu blog espero visitar mais vezes o seu blog.


    ResponderExcluir
  2. Milena Fernandes Alves da Silva8 de junho de 2016 às 06:16

    ola sou de Batatais, estudo na escola Jose Braga Morato e adorei suas historias.Continue contatando mais ,muito divertido essas viagens que vc faz com a Gi e a Gigi. Espero que vcs ponham mais viagens no blog,abraços Milena.

    ResponderExcluir
  3. Maria Clara Alvarenga Goulart8 de junho de 2016 às 06:30

    Ola sou de Batatais gostei muito das suas viagens eu queria conhecer alguns desses lugares. Que pena que ainda nao e possivel... Abraços Maria Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Maria Clara! Espero que você possa visitar muitos lugares.

      Excluir
  4. Luis Vitor de Rezende Pegnolato21 de junho de 2016 às 05:34

    Ola Waldyr Neto gostei muito da chegada do bauzinho. Seu blog e muito legal.
    Luis Vitor

    ResponderExcluir
  5. Taina´fracine da Silva Lopes21 de junho de 2016 às 05:45

    Ola sou de Batatais gostei muito da suas viagens...abraços
    Tainá

    ResponderExcluir
  6. ola sou de Batatais eu estudo no Braga Morato meu nome e Caue gostei muito de suas frazes e da sua fotos muito legal abracos caue

    ResponderExcluir
  7. ola meu nome e joao pedro eu sou da escola jose braga morato eu gostei muito do seu bloge e muito legal gosto muito de comversa com voce

    ResponderExcluir
  8. ola meu nome e joao pedro eu gostei muito do seu bloge as fotos e muito bonitas

    ResponderExcluir
  9. OLA MEU NOME E GABRIEL GOSTEI MUITO DE SUAS FOTOS E DAS SUAS FRASES DO BLOG ABRAÇOS GABRIEL

    ResponderExcluir
  10. ola meu nome e joao pedro gostei da suas fotos do blog e das suas fotos da picina que e muito bonito a sua picina e muito legal

    ResponderExcluir
  11. ola!gostei muito de suas fotos obrigado. Caue Rosa

    ResponderExcluir
  12. oi nome é henrique e costei das sua aventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, é gostei, não costei. Sempre escreva corretamente

      Excluir
  13. OLA EU SOU O HENRIQUE E GOSTEI DOS SEUS BLOG TOMARA QUE VOCES CONTUNUE ASIN\ DIA 17 SANTO ANDRE HENRIQUE

    ResponderExcluir
  14. OLA DIDI GOSTEI MUITO DA SUA VIAGEM NA SERRA DO LOBO.
    MIKE CIDADE DE SANTO ANDRÉ DATA 17|4|2017

    ResponderExcluir
  15. Suas fotos são demais!!!

    ResponderExcluir
  16. oi! eu sou uma aluna da escola E.M.E.I.E.F profº Maria da p. de a. manfredi
    eu adorei seu blogue, a cachoeira, as montanhas e a Gigi. O lugar era muito bonito, eu achei os pássaros encantadores e eu adorei as suas fotos

    ResponderExcluir
  17. oi sou a Lara aluna da Edusesc Gama DF , achei muito legal seu blog e um beijo para você Gigi e Didi muita felicidade para vcs beijo tchau

    ResponderExcluir
  18. achei muito legal as fotos de vocês.
    Ana Carolina Oliveira Gomes de Souza
    5º ano B Edusesc Gama DF

    ResponderExcluir
  19. Ola Waldyr Neto gostei muito da chegada do bauzinho. Seu blog e muito legal

    ResponderExcluir
  20. waldyr neto seu blog me fez muito mais feliz para a gente e uma aventura dentro de casa

    ResponderExcluir
  21. Estou trabalhando com seu blog na minha turma de 5* ano, Eles amaram sus fotos.Parabéns..

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sou aluna de uma escola em SC,e fizemos uma atividade sobre seu Blog,cujo vimos em um livro.Gostei muito! Isadora W.L

    ResponderExcluir
  23. Olá eu vim passar aqui pois minha professora passou para agente um pouco deste blog,e olha,é impressionante mesmo as fotos.

    Um abraço João

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.