segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Passeio de Maria Fumaça

(foto de Flávio Garcia)

Voltamos para Minas para comemorar o aniversário do meu irmão Flavinho, o "Tio Taínho", como diz a Gigi. Dessa vez a gente ia conseguir levar as crianças para realmente andar na Maria Fumaça. Nesse passeio fomos eu, a Gi, o Flávinho, a Thereza e as priminhas Gigi e Cecília.


Inaugurada em 1.880, a ferrovia que liga Tiradentes a São João del Rey foi a 2ª ferrovia mineira e a 13ª do Brasil. Desde sua fundação essa ferrovia nunca deixou de funcionar. Seus 12 km são feitos hoje em cerca de 40 minutos, passando pelas paisagens urbanas e rurais dessa região histórica.

O passeio é divertidíssimo, com a locomotiva soltando fumaça e apitando escandalosamente. 



Locomotivas a vapor tem um funcionamento muito interessante, pois toda a parte mecânica é aparente. No vídeo abaixo tem uma explicação simplificada do funcionamento.



Fotos do passeio:




(foto de Flávio Garcia)


(foto de Flávio Garcia)


(foto de Flávio Garcia)



Um comentário:

  1. Bom dia eu sou a Raquel eu e minhas amigas Brenda e a Julia estamos muito felizes gostamos muito do seu blog as aventuras de didi e da gi e da gigi achei muito leguau nos amomos muito voce te amo um beijo ate logo beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.