sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Férias 2015 parte 5 - Montmartre


Para ler o relato desde o início clique aqui

Depois de quatro dias seguidos caminhando em Paris resolvemos passar um dia mais tranquilo. Acordamos sem pressa, tomamos nosso café e nos preparamos para sair. Chovia um pouco e fazia menos frio.

Saímos caminhando pela região de Montmartre mesmo, próxima ao nosso hotel.


Descemos até o Pigalle, o bairro dos cabarés e shows de cancan. Passamos pelo famoso Moulin Ruge (Moinho Vermelho).


Depois começamos a subir de volta para Montmartre fazendo uma escala pelo pitoresco cemitério local. O tempo chuvoso e alguns corvos nos espreitando davam o maior clima...






Retomamos nossa subida para Montmartre e passamos pela Rua Lepic, onde morava Van Gogh. Entramos num mercadinho pra comprar uns quitutes para a Gigi e para esquentar um pouco. Logo retomamos a pernada, passando por mais dois moinhos, Moulin de la Galette (moinho do biscoito) e Moulin Radet (ostentando uma placa de restaurante chamado indevidamente Moulin de la Galette).



A caminhada era gostosa, sem pressa. Gigi ia acordada e falante. Mais à frente entramos numa curiosa praça, chamada Suzzane-Buisson. Nessa praça tem uma bizarra estátua de São Denis segurando a própria cabeça. Diz a lenda que ele teria sido decapitado pelos romanos e depois pegou sua cabeça de volta, lavando o sangue com a água da fonte da praça.


Nos despedimos do São Denis e seguimos por umas vielas estreitas até uma passagem chamada Allée des Brouillards, onde morava Renoir. Depois voltamos para as ruas de calçamento de pedras até a parte mais alta de Montmartre.



Já quase no topo passamos pela casa onde viveu Camile Pissarro. Depois descemos às esquerda passando pelo único vinhedo que restou em Montmartre. Chegamos num pequeno parque chamado Parc de la Turlure. Dali tínhamos uma vista diferente da Basílica de Sacré-Coeur, com o campanário bem destacado.


Tiramos a Gigi da mochila para ela explorar o parquinho.






O fato curioso nessa praça foi o encontro da Gigi com um gato. Gigi chegou perto do gato, que olhou pra ela e deu um longo bocejo. Gigi passou o resto do dia imitando o bocejo do gato.  rsrsrs

Do parquinho fomos para o interior da Basílica. Era só para esquentar um pouco, mas estava tendo missa e a gente ficou para participar. Momento especial. Pena que não pode fotografar.

Na frente da igreja tinha um músico tocando harpa. 


Já de volta ao Brasil pesquisei no You Tube e achei vários videos dele. Consegui descobrir que é um músico espanhol, mas não descobri o nome. O som era divino. Aqui um vídeo

Gigi assistia quietinha, tentando até chegar mais perto. 



Depois de algumas músicas dei umas moedinhas para a Gigi e pedi para ela botar na caixinha do músico. Ela até botou as moedinhas dela lá, mas quis pegar todas as outras. rsrsrs. Tive que agir rápido...

Como já tínhamos visitado a Place du Tertre, descemos direto a escadaria de Montmartre e fomos procurar algum lugar para almoçar. 


Achamos uma Brasserie que servia formule a um bom preço e fizemos nossa pausa. Gigi tirou uma ótima soneca.


Nesse almoço voltamos a experimentar alguns pratos típicos franceses. A entrada foi a famosa soupe à l'oignon (sopa de cebola). 

 

Veja aqui a Receita

Para o prato principal a gente escolheu uma comida mais parecida com a nossa para a Gigi não estranhar. 

De sobremesa experimentamos o típico Crème Brûlée (creme queimado). Delicioso...


Veja aqui a Receita

Nosso roteiro tinha terminado, mas ainda era cedo. Resolvemos dar uma esticada em Paris para andar em algum shopping e ver se valia a pena comprar alguma coisa. Dei uma olhada no mapinha do metrô e vi que era fácil chegar na Printemps. Acabamos não comprando nada, mas passeamos mais um pouco. 

A noitinha voltamos para Abbesses e tivemos que marcar ponto no Carrossel da Gigi.


A Gigi estava levando a viagem numa boa, mas não estava se alimentando muito bem. Acho que não gostou do tempero (ou da falta de tempero) da cozinha francesa. Mesmo as sopinhas de mercado seguiam o gosto local e era tudo meio insosso. Não que a cozinha francesa seja ruim, mas a comida tipicamente brasileira é bem mais temperada.

Nessa noite experimentamos pedir uma pizza para comer no hotel e a Gigi mandou ver. rsrsrs  Ela realmente não estava gostando da comida francesa.

No dia seguinte iríamos para Londres. Deixamos tudo arrumado e dormimos cedo. 



Um comentário:

  1. DULCE MARIA DE SOUSA OLIVEIRA15 de agosto de 2016 às 05:38

    15/08/16 OLA MEU NOME E DULCE MARIA GOSTO MUITO DO SEU BLOG ADOREI AS AVENTURAS E TUDO MAIS, ESSES LUGARES PARECEM SER OTIMOS ESPERO ALGUM DIA PODER VISITAR TODOS ELES E PURA AVENTURA,ACHEI ESSES LUGARES LINDOS,AS PAISAGENS DIFERENTES SAO LINDAS GOSTEI MUITO DO SEU BLOG ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.