quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Férias 2015 parte 1 - Chegando em Paris


Finalmente férias...  nossas primeiras férias com a Gigi. Pra variar uma ideia meio maluca: Ir para Europa no inverno. A Gigi é meio "topa-tudo" e a gente levou fé que seria legal. Nosso planejamento era passar uma semana em Paris, fazendo roteiros a pé levando a Gigi nas costas (na mochila Deuter Kids Confort). E íamos também fazer um bate-e-volta em Londres via EuroStar.



Estávamos preocupados com as mais de onze horas de voo, mas como viajamos a noite a Gigi dormiu a maior parte do tempo. (a mamãe também).


O voo foi tranquilo, com comidinha boa e alguns vinhos. Chegamos no aeroporto Charles de Gaule, ao norte de Paris, antes do dia amanhecer. Era uma manhã cinzenta e fria. Fazia -2ºC, bem frio para quem estava chegando do verão carioca.

Passamos tranquilo pelas questões de imigração e pegamos nossas bagagens. Nos agasalhamos, botamos a Gigi na mochila e partimos para pegar o trem para Paris.

A viagem de trem foi tranquila. Vimos a paisagem ao norte de Paris, com alguns campos com geada. Chegamos na Gare du Nord e pegamos dois trechos de metrô até Place de Abbesses, em Montmartre, Essas baldeações de trem e metrô com a bagagem foram meio desgastantes. Tentaríamos negociar algum transporte para a volta.

Saímos do metrô e finalmente "pisamos" em Paris. A Place de Abbesses é um lugar charmoso e o tempo já começava a abrir. Subimos a íngreme Rue de Ravignan e chegamos na Place Émile Goudeau, onde ficava nosso Hotel.



À direita da entrada do hotel tem o que parece ser uma lojinha de madeira, mas que na verdade é o Bateau Lavoir, o estúdio de Pablo Picasso, Juan Gris e Georges Braque. Foi ali que nasceu o Cubismo.

O hotel era bem do nosso jeitão. Tudo simples, prático e sem frescura. Começamos a nos comunicar em "franglês", uma mistureba de francês com inglês. Como chegamos cedo ainda tínhamos que esperar pela liberação do quarto. Deixamos a tralha na recepção e fomos comer alguma coisa.

Enquanto a Gi botava mais uns casacos eu deixei a Gigi caminhar um pouco pela pracinha.


Mas ainda estava bem frio, pouco acima de 0ºC.

Descemos até a Place de Abbesses e entramos numa boulangerie (padaria). O ambiente com calefação era um alento. Pedimos um lanche bem típico, o famoso Croc Monsieur.





Feito o nosso lanchinho, caminhamos até o pé da colina onde fica a famosa Basilique du Sacré Coeur (Basílica do Sagrado Coração). Deixamos pra lá o trenzinho funicular e subimos a famosa escadaria de Montmartre.




E chegamos na imponente Basilique du Sacré Coeur, ponto mais alto de Paris.



Visitamos o interior da basílica, onde não é permitido fotografar. Depois caminhamos pelas vielas de Montmartre até a Place du Tertre, a praça dos artistas. Todos se ofereceram para pintar a Gigi, a moreninha dos cachinhos dourados que começava a fazer sucesso. Mas a última coisa que a gente queria era ficar parado ali naquele frio.



Dali descemos de volta para o hotel, onde nosso quarto já estava liberado. Gigi se esbaldou num delicioso banho de banheira e depois tirou uma soneca. Eu e Gi descansamos um pouquinho e depois eu desci até o bairro vizinho, Pigalle, para comprar uma mini-taboa de queijos e um vinho pra gente jantar.

No voo tinha lido um livrinho sobre vinhos franceses para tentar entender as complicadas denominações que são bem diferentes das nossas.


Como os vinhos são bem em conta quando comprados no mercado, a ideia era sempre terminar um dia experimentando um vinho diferente. Nesse nosso primeiro dia experimentamos um delicioso Saint-émilion. Foi um momento muito especial tomar um vinho em silêncio e à meia luz vendo nossa miudinha dormindo esparramada na cama. Coisas de pai babão...

Depois do vinho o sono veio fácil...

2 comentários:

  1. Viagem Da Gigi
    Gostei Da Viagem Meu Sonho e Viaja Para Paris e Outros Lugares .
    Queria Ter Viajado Com Vocês
    a Gigi Teve Ter Amado Viaja.
    Gosto De Viaja Muito Para Conhecer Outros Lugares .
    A Gigi Gosta Muito De Viaja?
    Brenda
    Edusesc Gama

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Brenda! Gigi gosta de passear e viajar sim.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.