terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Monte Roraima, a Viagem (continuação)

A idéia foi do nosso amigo fotógrafo Flávio Varricchio. Nosso plano inicial era viajar para Torres del Paine, na Patagônia, mas um grande incêndio nesta temporada acabou fechando diversas áreas para recuperação. O Flávio sugeriu uma viagem ao Monte Roraima, um velho sonho de infância, e nós começamos a pesquisar as agências (guias são obrigatórios no Roraima) e convidar os amigos.

Ao final fechamos com a Roraima Adventures - http://www.roraima-brasil.com.br/pt/  - agência sediada em Boa Vista - RR, que se mostrou extremamente profissional. Com eles negociamos um roteiro um pouco diferente do normal, com cinco noites no cume e uma tentativa de chegar à Proa do Monte Roraima.

O grupo foi sendo formado aos poucos: Eu, Gi, Flávio Varricchio, Avelino e seu filho Marcelinho, Monique Lellis, Alexandre Ricardo, Léo Trota, Eduardo Gelli e o fotógrafo cearense Alex Uchoa. Como o grupo era bem heterogêneo e nem todos estavam acostumados a grandes caminhadas, iniciamos um bom processo de treinamento para encarar o Monte Roraima.

Nossa partida foi no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. De lá pegamos um vôo para Manaus e depois Boa Vista, onde chegamos de madrugada. Aos poucos fomos encontrando os integrantes do grupo, que vinham em vôos diferentes.


Antes do dia clarear já estávamos todos reunidos e logo o Magno, sócio da Roraima Adventures, chegou para nos receber. Ele nos apresentou ao Léo Tarolla, experiente guia venezuelano que seria o nosso guia no Roraima. Fizemos uma rápida reunião e o Magno enfatizou que deveríamos ser cuidadosos na caminhada, pois o único helicoptero de resgate da região havia caído há poucos dias.

Botamos todo nosso equipamento numa van, nos despedimos do Magno e pegamos a estrada na direção da Venezuela.


Depois de vermos o sol nascer na estrada, chegamos em Paracaima, última cidade brasileira. Trocamos nossos Reais por Bolívares e seguimos para a fronteira onde cumprimos algumas formalidades - carimbamos nosso passaporte na aduana brasileira, preenchemos alguns formulários no ICMBIO e depois carimbamos nosso passaporte na aduana Venezuelana.

Devidamente autorizados, entramos em território venezuelano e logo chegamos em Santa Elena de Uairem. Nos acomodamos na Pousada Michelle e tiramos o dia para arrumar o equipamento, passear um pouco e principalmente para tomar cerveja e jogar conversa fora.


Depois fomos descansar, pois no dia seguinte iniciaríamos a caminhada do Monte Roraima.

Continua...    http://waldyrneto.blogspot.com/2012/02/monte-roraima-caminhada-de-aproximacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.