terça-feira, 27 de abril de 2010

Pico da Bandeira

A idéia foi do meu compadre Jaci: Aproveitar o feriado de São Jorge e esticar no Parque Nacional do Caparaó para uma investida ao Pico da Bandeira, 3ª montanha mais alta do Brasil com 2892m de altitude. Convidamos o Flávio Varricchio que se animou para fotografar um point que ele não conhecia. Fechamos nosso grupo e pegamos a estrada.
Chegamos no Parque e montamos acampamento na Tronqueira, a 1970m de altitude. Um lugar muito bonito e tranquilo, com uma estrutura bem legal.

A Tronqueira tem um mirante lindo, com vista para o por do sol. Era encostar ali e ficar curtindo o visual...

Como é normal na montanha, com o cair da tarde a temperatura foi baixando. Na foto acima está a Gi tomando um chá quentinho e aproveitando para esquentar a mão também.

O Flávio levou todo o equipamento fotográfico dele para produzir altas fotos. Como ele está tentando me convencer a voltar a fotografar, ele me emprestou uma Canon G11 com recursos suficientes para inventar umas fotos legais também.
Para conhecer o trabalho do Flávio Varricchio, visite

O por do sol na Tronqueira é um espetáculo a parte. Muito bonito mesmo...

No dia seguinte acordamos bem cedo e nos preparamos para subir o Pico da Bandeira, direto da Tronqueira e de mochilas leves.

Quando estávamos partindo pra trilha um simpático quatí veio nos visitar. É fácil gostar desses bichinhos...

Depois de poucos minutos de trilha surge o Pico da Bandeira, lá longe... São 7km de trilha e quase 900m de desnível vertical para vencer. Um longo vale com cachoeiras e lindas vistas.

Durante a caminhada a Gi sentiu muita dor de cabeça, sintoma típico dessas altitudes. Eu, Jaci e Flávio aclimatamos bem e não sentimos nada a não ser um pouco de redução do fólego.

O trecho final é bem bonito, com o Pico da Bandeira bem mais perto. Depois de um último platô começa a subida final, que é a mais íngreme do dia.

Aí está a Gi, dando os últimos passos em direção ao cume e vencendo o cansaço e a dor de cabeça. Guerreira...

O cume é espetacular, com vista para as várias cristas e vales da Serra do Caparaó e dos campos além dos limites do Parque. Um lugar que vale a pena conhecer. Do cume eu e a Gi voltamos para a Tronqueira; e o Jaci e o Flávio esticaram no Pico do Calçado e Pico do Cristal.

Depois de curtir uma macarronada com vinho, eu e Gi nos divertimos com a visita de muitos quatís que vasculhavam toda a área do camping procurando alimento.

No nosso último dia no Parque fomos visitar a Cachoeira Bonita, uma queda com 80m bem perto da Tronqueira. Depois pegamos a estradinha e fomos conhecer os Pocos do Vale Verde.

Na foto acima estão Flávio, Jaci, Gi e Eu, na despedida do Parque Nacional do Caparaó, um lugar que curtimos muito.