domingo, 3 de janeiro de 2010

Ano Novo em Santo Aleixo

Mais uma vez fomos curtir um feriado lá na Pousada El Nagual, dos nossos amigos Eraldo e Mariana. Chegamos no dia 31 e ficamos curtindo a pousada. O mau tempo não permitiu nenhuma trilha.



A noite do Ano Novo foi especial, com um cardápio de "alimento vivo" bem saudável e original. Brotos, frutas, flores, tudo muito novo pra gente...


Após a meia noite, já em 2010, fizemos nossos desejos e colocamos nossas velas sobre a terra ou sobre a água, conforme opção pessoal, criando um ambiente muito bonito.

No primeiro dia do ano, o tempo melhorou um pouco e a gente partiu para a trilha. Ao sair da pousada ficamos observando uma borboleta que acabou ficando presa numa teia. Numa fração de segundo uma aranha do tamanho da palma da minha mão desceu pela teia e imobilizou a borboleta, num espetáculo impressionante. Natureza sem retoques...

Mais alguns minutos de trilha e eu me deparei com uma cobra coral no caminho. Ainda bem que estava atento. Tiramos algumas fotos e esperamos ela se afastar para os arbustos e seguimos em frente, mais atentos ainda...

Nosso destino era o Poço da Pegada do Gigante, onde curtimos o escorregador natural e depois ficamos descançando no poço mais abaixo. Na foto, a Gi está com nossos amigos Manuela e André.

O tempo ameaçou virar de novo e nós voltamos pela trilha de cima, fechando esse lindo circuito pelas matas de Santo Aleixo.

No sábado o tempo abriu de vez e nós pegamos a estrada para Cachoeira Grande. Depois de uma curta caminhada chegamos na maior cachoeira da Serra dos Órgãos, o imponente Véu da Noiva de Magé.

Depois de algumas fotos, subimos para a parte de cima e ficamos um bom tempo num poço paradisíaco, com águas calmas e cercado de uma linda mata com árvores centenárias. O lugar é tão preservado que vimos peixes e caranguejos de água doce.


À noite, na Pousada, encontramos nossa amiga Eliana, que é condutora de caminhadas em Santo Aleixo. Depois de algumas cervejas ela nos convidou para uma trilha nova, um lugar quase secreto que fica dentro de uma propriedade. Partimos no domingo cedo e assim que pegamos a trilha encontramos um filhotinho meio perdido, talvez filhote de cuíca ou gambá - não tivemos certeza. Ele estava tão calmo que rendeu ótimas fotos.

Depois de uma boa caminhada, descemos até o leito de um rio. Um lugar cercado de mata e com águas bem verdes. Acima e abaixo da gente uma sequência de quedas, quase formando um canion, com cascatas apertadas entre as rochas.

Depois de vencer um trecho de mata, rio acima, chegamos na parte de cima da garganta, onde encontramos um paraiso chamado Poço Esmeralda.

Estávamos eu, Gi, Manuela, André, Eliana e o Jorginho, outro amigo que fizemos na Pousada. A diversão era tentar chegar na ducha da cachoeira, mas a correnteza estava forte e ninguem conseguiu.
Ê vidão !!!! Gi curtindo o Poço Esmeralda.

Pegamos a trilha de volta e nos despedimos da floresta e das cachoeiras de Santo Aleixo. Um feliz 2010 a todos !!! O nosso começou bacana...

6 comentários:

  1. Muito maneiro fera, responsa mesmo, parabens pela aventura e raça.
    Como posso adquirir informaçoes para chegar nestas cachoeiras? Ja fiz algumas descobertas mas estou sempre sozinho e nao conheço ninguem para me orientar.

    ResponderExcluir
  2. maneiro as fotos ,

    ResponderExcluir
  3. Amigos, aqui fala um morador de Santo Aleixo, moro próximo a pusada onde vocês ficaram hospedados, quero agradecer a forma com que vocês trataram com respeito nosso espaço, preservando-o e divulgando este maravilhoso lugar para todos.

    Obrigado, desejamos que todos os visitantes sejam como vocês!!!

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Legal Cairo !! Santo Aleixo é realmente um lugar maravilhoso. Vamos voltar muitas vezes!!

    ResponderExcluir
  5. O marsupial da foto parece uma cuíca-três-listras (monodelphis americana).

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.